Just another WordPress site

Informática

ISCSI do mal

Decidi compartilhar e registrar uma coisa que me aborreceu muito semana passada, um tal de ISCSI para poder fazer um Oracle RAC.

Tutorial de ISCSI tem de monte na internet, o que me deixava ainda mais nervoso, pois é uma coisa simples de se fazer. Segue um link no site do VOL de como fazer o ISCSI, podem seguir que esta certinho. http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Linux-acessando-storage-iSCSI

Agora o problema. Toda vez que eu conectava na storage e entrava com o fdisk -l o bicho travava. Era uma luta para matar a conexao para tentar descobrir o problema.

Observando os logs, eu via que ele estava caindo toda hora e dando o erro detected conn error (1001), não ficava conectado. Cheguei a desconfiar que a storage era incompatível ou que o driver do ISCSI estava bugado.

Olhei a documentação do ISCSI que pode ser vista também aqui: http://www.open-iscsi.org/docs/README

Uma coisa que havia chamado minha atenção é que para que o ISCSI funcionasse bem, era importante ter na configuração de rede uma opção habilitada, o MTU=9000. Engraçado que eu não achava isso nos tutoriais.

Foi quando decidi formatar o computador, colocar outra distro (estava usando CENTOS) e refazer as conexões e ver o que dava. Mas antes disso, configurei apenas uma placa de rede e testei. Ate escorreu uma lagrima quando vi que havia funcionado. Rapidamente tirei uma snapshot (estava rodando no VMWare) para que eu pudesse configurar o resto das placas, no total de mais duas. Configurei as placas e me lembrei que havia esquecido de colocar o MTU=9000 para  a placa que faria a conexão com o ISCSI. Configurei e para minha surpresa, parou de funcionar. KCTE. estava ha 2 dias configurando isso e parou de novo.

Foi quando eu me dei conta que o problema era o MTU=9000, porém, eu não podia simplesmente tirar o MTU=9000. Segue um link explicando o porque eu tinha que manter o MTU=9000 e como habilitar isso no VMWare, sim, o problema é que o VMWare não estava com compatibilidade para isso, e por causa disso, meu ISCSI nao funcionava.

Segue o link: http://blogs.vmware.com/vsphere/2010/03/jumbo-frames-in-vsphere-40.html

Depois que ativei a compatibilidade do VMWare, funcionou perfeitamente o ISCSI.

Social Share Toolbar

Leave a Reply

Protected by WP Anti Spam